quinta-feira, 14 de março de 2013

Principais características dos átomos - 2 ano


Número Atômico (Z):  Se refere à quantidade de cargas positivas (prótons) existentes no núcleo de um átomo. Em 1913, o cientista inglês Moseley (1887-1975) propôs exatamente isso: o comportamento diferente de cada tipo de átomo está relacionado com a quantidade de cargas positivas.

Z = PRÓTONS

Exemplo:

Cloro (Cl) Z= 17 (isto significa que o átomo de cloro possui 17 prótons no núcleo e, consequentemente, 17 elétrons; pois os átomos são eletricamente neutros, tendo a mesma quantidade de carga positiva e negativa).

*Número de Massa (A): É a soma das partículas nucleares, ou seja, do número atômico (Z) ou prótons com a quantidade de nêutrons existentes no núcleo.

A = Z + n   ou    A = p + n

Exemplo 1: O átomo de sódio (Na) possui 11 prótons, 11 elétrons e 12 nêutrons. Determinar seu número de massa (A):

A = p + n
 A = 11 + 12          
 A =23

Resposta: O número de massa do sódio é 23.

Exemplo 2: O elemento cálcio possui número atômico 20 e número de massa igual a 40. Quantos nêutrons possui este átomo?

A = Z + n
 n = A - Z
A = 40 - 20
A = 20
Resposta: Existem 20 nêutrons no núcleo do átomo de cálcio.

Obs.: O número de massa não é uma massa, mas, serve apenas para indicar a quantidade de partículas do átomo cuja massa é relevante. Pois a massa do elétron é insignificante, sendo 1/1836 vezes menor que as massas relativas do próton e do nêutron.

*Elemento Químico: É o conjunto de átomos de mesmo número atômico.
Todos os elementos químicos até então conhecidos, estão transcritos na Tabela Periódica. Os números atômicos correspondentes são também alistados, seguindo uma ordem crescente de número atômico na Tabela.

Um elemento Químico é representado colocando-se no centro seu símbolo, na parte de cima o número de massa (A) e na parte de baixo o número atômico, conforme mostrado a seguir com um elemento genérico X.

Na+ e Cl- 
Você sabe o que significa os sinais positivo e negativo destes elementos? Eles aparecem para indicar a presença de íons, neste caso se trata dos íons participantes da reação de formação do Cloreto de Sódio: 

Na+ + Cl- ↔ NaCl 
A seta indica que a reação é reversível

Os íons explicam porque o composto é formado: o átomo de sódio (Na) não é estável, pois apresenta 1 elétron livre na camada de valência, a estabilidade só será atingida se ele perder um elétron, o que dará origem ao cátion Na+. O átomo de cloro (Cl-) por sua vez também não é estável, pelos mesmos motivos que o Na, e atingirá a estabilidade somente se ganhar um elétron, esse átomo dá origem ao íon Cl-. Sendo assim, a ligação iônica surge através da interação eletrostática e obedece a regra: cargas com sinais opostos se atraem. 

Os compostos iônicos adquirem estrutura eletronicamente neutra por possuírem a mesma quantidade de prótons e elétrons, mas os íons formadores, pelo contrário: são reativos e instáveis. 

Resumindo: Íons são átomos que perdem ou ganham elétrons durante reações, eles se classificam em ânions e cátions: 

Ânion (íon negativo): átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente. Exemplos: F-1, O-2

Cátion  (íon positivo): átomo que perde elétrons e adquire carga positiva. Exemplos: Mg+2, Pb+4

Exemplos de ionização de elementos químicos: 

9F → 9F- Átomo neutro recebe 1 elétron 

O átomo de Flúor (F) se encontrava eletricamente neutro, mas como ganhou 1 elétron passou a se apresentar como um Ânion. 

40Ca → 40Ca2+ Átomo neutro perde 2 elétrons 

O átomo de Cálcio (Ca) perdeu 2 elétrons e passou a ser um cátion. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário