Química é a ciência que estuda as transformações da matéria e as variações de energia que acompanham essas transformações.
Matéria :é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço.
Ex. árvore, água, terra, etc.
Massa: quantidade de matéria que existe em um corpo. Unidades: grama (g), miligrama (mg), quilograma (kg), tonelada (ton).
Volume: é o espaço ocupado por um corpo. Unidades: mililitro (ml), centímetros cúbicos (cm3), litro(l); Metro cúbico (m3)
Corpo: é uma porção limitada da matéria. Ex.: um tronco, um pedaço de metal, etc.
Objeto: é um corpo com aplicação útil ao homem. Ex: uma cadeira, um chaveiro, etc.
A matéria, suas propriedades e transformações:
Em ciência, fenômeno é qualquer transformação que ocorre com a matéria. Ex.: o gelo derretendo, o apodrecimento dos frutos, a corrosão do ferro, etc.
Em geral, quando nos descrevemos a s características iniciais e finais da matéria, isto é, antes e depois da transformação, estamos nos referindo às propriedades que ela apresenta.
Algumas dessas propriedades são a cor, o cheiro, o estado físico (líquido, sólido, gasoso) e a densidade, as quais permitem distinguir materiais diversos.
Propriedades físicas da matéria:
Propriedades como cor, cheiro e estado físico, que podem ser observadas e medidas sem que se altere a composição química da matéria em questão, são denominadas propriedades físicas. Temos a seguir apresenta algumas propriedades físicas da matéria comumente utilizadas.
Cor: Variada; estado físico: (Sólido, líquido ou gasoso); Ponto de fusão(PF) - Temperatura na qual uma substância sólida se transforma em líquido; Ponto de ebulição (PE): Temperatura na qual uma substância se transforma em vapor; Densidade(d): Relação entre a massa e o volume de determinada substância (d = m/v); Solubilidade: Propriedade de uma substância ser dissolvida num dado volume de água ou em outra substância no estado líquido
Com base nessas propriedades físicas, podemos classificar a matéria. Por exemplo, vários minerais e pedras preciosas podem ser identificados pela cor, ainda que de forma parcial. Um material também pode ser dissolvido em outro. O sal de cozinha e o açúcar comum, ambos brancos, são muito solúveis em água. Por isso, a cor e a solubilidade não são propriedades físicas adequadas para diferenciá-los visualmente.
Quando analisamos uma substância dissolvida em outra, utilizamos o termo soluto (que está em menor quantidade) e solvente (que está em maior quantidade).
Os estados físicos da matéria:
Podemos classificar as substâncias de acordo com o seu estado físico, ou seja, sólidos, líquidos ou gases.
Conhecidos os pontos de fusão e ebulição de uma substância, é possível prever o seu estado físico em qualquer temperatura.
A 760 mmHg ou 1 atm, o ponto de fusão da água é 0 oC e o de ebulição é de 100 oC. À temperatura ambiente (por exemplo, 25 ºC), a água é líquida. Mas, sob pressão de 1atm, se a, se a temperatura da água for reduzida até, por exemplo, - 18 ºC, a água se apresentará no estado sólido.
As mudanças de estado físico:
As mudanças de estados físicos de substâncias puras ocorrem a uma temperatura constante. As misturas são formadas por duas ou mais substâncias. Podem ser sólidas (ex: ligas metálicas), líquidas (ex: água mineral), ou gasosa (ex.: ar atmosférico). Em uma mistura, as mudanças de estado físico não ocorrem a uma temperatura constante, mas sim em um intervalo de temperatura.
A densidade dos materiais:
Em termos matemáticos, a densidade (d) de um objeto é definida como a razão entre sua massa (m) e o seu volume (v):
A unidade normalmente apresentada pra expressar a densidade é g/cm3, mas outras unidades como g/ml, kg/cm3 e MG/ml, podem ser usadas.
DENSIDADES DE ALGUMAS SUBSTÂNCIAS: Alumínio 2,7 g/ml; Cortiça: 0,2 g/ml; Diamante: 3,5 g/ml; Água: 1,0 g/ml; Gelo: 0,9 g/ml; Vidro comum: 2,6 g/ml; Ouro: 19,3 g/ml; Chumbo: 11,4 g/ml; Pirita: 5,0 g/ml.
Observe que os materiais apresentam volumes iguais, porém densidades diferentes. O chumbo apresenta uma densidade maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário